Entre os dias 29 de junho a 01 de julho, na cidade de Macapá- AP, o SINTAJ-PB participou da reunião do Conselho de Representantes da Federação Nacional dos Servidores do Judiciário nos Estados (FENAJUD), instância deliberativa que congrega os sindicatos que representam os servidores dos Judiciários estaduais de todo o Brasil. Na oportunidade, participou também do Curso de Formação Política, que teve como tema “Futuro do Trabalho e do Sindicalismo”.
O evento trouxe debates sobre a necessidade de estabelecimento do Marco Regulatório da Negociação Coletiva no Serviço Público, tendo como foco as negociações dos judiciários estaduais, o posicionamento crítico sobre a postura do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em relação a concessão de vantagens pecuniárias a magistratura nacional em detrimento da pauta dos servidores do judiciário de todo o país, além da articulação dos servidores para a defesa de seus interesses e direitos, entre outros assuntos.
O SINTAJ-PB esteve representado por seu presidente, José Ivonaldo, atuando como secretário geral da federação. Na oportunidade, os sindicatos deliberaram pela realização de várias ações perante o CNJ a fim de tentar assegurar que os servidores do Judiciário nos Estados tenham paridade de direitos da magistratura nacional, entre outras inciativas.