Calendário das Mobilizações dos Servidores
20 de novembro de 2019FESTIVIDADES DE FIM DE ANO DO SINTAJ-PB
29 de novembro de 2019Nesta terça, dia 26, os servidores do poder judiciário da Paraíba deram início à série de mobilizações em todo Estado. Eles protestam contra o não cumprimento da Lei da data-base, que garante a reposição salarial, além de cobrarem melhorias das condições de trabalho. O movimento é organizado pelo Sindicato dos Técnicos e Analistas do Judiciário (SINTAJ-PB) e pela Associação dos Servidores da Secretaria do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (ASSTEJ PB).
Os Fóruns que funcionam pela manhã pararam das 9h às 11h. Os que funcionam à tarde, pararam das 14h às 16h. Um novo dia de paralisação, nos mesmos moldes, está previsto para o dia 04 de dezembro, quarta-feira, conforme acertado em Assembleia no último dia 18 de novembro.
No protesto, que atingiu a maioria das 63 comarcas do Estado, os servidores cruzaram os braços por duas horas. “O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba não quer ouvir o servidor, então ele fará mais barulho”, explica Vladinei Gonzaga, presidente do SINTAJ-PB. “Não queremos nada além do nosso direito, que é a reposição salarial, atrasada há 3 anos, e melhores condições de trabalho nos fóruns. Enquanto não nos ouvirem, continuaremos na luta”.
As organizações sindicais alegam que, além da Lei data-base não estar sendo cumprida, o TJPB contratou 105 novos funcionários, nos cargos de assessores dos magistrados, sem concurso público, fizeram contrato de telefonia móvel em valor orçado em mais de 3 milhões de reais e ainda protestam pelo fechamento de 15 comarcas no Estado que, segundo os sindicatos, dificulta o acesso à justiça para mais de 200 mil paraibanos. “O TJPB fecha comarcas, contrata funcionários sem concurso público, tenta implantar novas regalias para juízes e para os servidores ele vira as costas e parece ignorar que a justiça não anda sem os servidores, que fazem a máquina jurisdicional funcionar”, comenta José Ivonaldo, vice-presidente do SINTAJ-PB.
Sobre todos os pontos que vem sendo questionado pelos servidores, Vladinei afirma que os detalhes serão divulgados. “Iremos publicar uma carta aberta ao povo paraibano, para que a sociedade tome conhecimento do que está acontecendo no poder judiciário da Paraíba”, diz o presidente do SINTAJ-PB. Além do dia 4 de dezembro, também terá paralisação das atividades nos Fóruns do Estado nos dias 12 e 16 do mesmo mês.
Direções da ASSTJE e SINTAJ