FESTIVIDADES DE FIM DE ANO DO SINTAJ-PB
29 de novembro de 2019Mobilização ganha força e servidores pararam os Fóruns da PB
5 de dezembro de 2019A luta dos servidores do judiciário paraibano, que protestam contra o não cumprimento da Lei da data-base e por melhores condições de trabalho, ganha apoio em todo País. A Federação Nacional do Trabalhadores do Judiciário nos Estados (FENAJUD) emitiu nota de apoio e foi seguida por vários sindicatos do país.
A FENAJUD reafirma a legitimação da luta dos paraibanos. “A FENAJUD declara apoio incondicional às entidades e às pautas apresentadas, registra que a paralisação é válida por ser uma forma legítima de demonstrar que não podemos compactuar com o descaso por parte do TJ, cujos danos serão irreversíveis”, diz a nota, publicada no site oficial da entidade .
O Sindicato dos Servidores do Judiciário da Bahia (SINTAJ-BA), o Sindicado do Trabalhadores do Poder Judiciário de Santa Catarina (SINJUSCS) e o Sindicato dos Trabalhadores da Justiça do Rio Grande do Sul (SINDJUS) também emitiram notas em seus sites oficiais. “Todo trabalhador tem que cobrar o cumprimento dos seus direitos, principalmente os que estão garantidos por Lei. Nos tempos atuais, os sindicatos e movimentos sociais estão criminalizados e suas demandas desvalorizadas, por isso sabemos que os trabalhadores que têm coragem de enfrentar esse retrocesso e reivindicar melhorias necessitam de todo o apoio que pudermos dar”, diz a nota do SINTAJ-BA.
No último fim de semana, na cidade de Natal - RN, lideranças de vários Estados do país estiveram reunidas no IV Seminário Nacional de Formação Sindical, promovido pela FENAJUD. Na oportunidade, foi gravado um vídeo de apoio aos servidores paraibanos.
O Sindicato dos Técnicos e Analistas do Judiciário da Paraíba (SINTAJ-PB) foi representado pelo seu vice-presidente, José Ivonaldo Batista, que avaliou como positiva a rede de apoio que o sindicato tem recebido. “É importante vermos que não estamos sozinhos nessa luta. A FENAJUD, inclusive, se comprometeu a nos ajudar com apoio jurídico e político, além de estarem presentes na nossa próxima assembleia geral, prevista para o mês de fevereiro”, contou.
O SINTAJ-PB e a Associação dos Servidores da Secretaria do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (ASSTEJ) realizam mobilizações com paralisações das atividades nas comarcas do Estado. A primeira aconteceu no dia 28 de novembro, com adesão da ampla maioria dos Fóruns, e as próximas estão marcadas para os dias 04, 12 e 16 de dezembro. “Os servidores estão cada vez mais conscientes de sua luta e agora com o apoio dos sindicatos, associações e da FENAJUD teremos cada vez mais força para cobrar o que é nosso direito”, afirma Vladinei Gonzaga, presidente do SINTAJ-PB.
Links:
FENAJUD
https://fenajud.org.br/?p=7189
SINTAJ-BA
https://sintaj.org/sintaj-apoia-as-mobilizacoes-dos-trabalhadores-do-tj-pb/