
SINTAJ-PB celebra conquista de reajuste de 8% após intensa mobilização sindical e reforça luta por PCCR e Aposentadoria Incentivada
18 de março de 2025O Sindicato dos Técnicos e Analistas do Poder Judiciário da Paraíba (SINTAJ-PB) marcou presença no Encontro Regional Norte Nordeste e no Conselho de Representantes da Fenajud - Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados, entre os dias 27 e 29 de março, em Maceió (AL). Os eventos, que fortalecem a luta pelos direitos da categoria em âmbito local e nacional, reuniram mais de 40 participantes de sindicatos filiados.
Um dos destaques da programação foi o painel "20 anos de CNJ: o que mudou?", com o cientista político Rafael Viegas. O momento provocou reflexões sobre as transformações no sistema de Justiça brasileiro nas últimas duas décadas e favoreceu o debate a respeito do tema. Também houveram discussões a respeito da análise de conjuntura internacional e nacional, com foco nos impactos das reformas trabalhista, previdenciária e administrativa; o diagnóstico sindical, onde cada entidade apresentou os desafios locais, num rico intercâmbio de experiências; estratégias de enfrentamento aos ataques aos direitos trabalhistas e o fortalecimento da organização sindical nos estados.
A diretoria do SINTAJ-PB ressaltou a importância da participação no evento: "Estar presente nesses espaços nacionais nos permite alinhar nossas lutas locais com o movimento sindical do Judiciário em todo país, garantindo mais força às nossas reivindicações", afirmou José Ivonaldo.
O encontro também serviu para trocar experiências com outros sindicatos da Fenajud, conhecendo cases de sucesso que poderão ser adaptados à realidade paraibana. "Cada participação nos fortalece com novas ideias e estratégias para melhor representar nossos associados", completou Altamir Pimentel.
Em paralelo aos eventos principais, o SINTAJ-PB acompanhou as discussões do Coletivo de Negras e Negros, reforçando seu compromisso com a equidade racial no Judiciário. "Esses espaços são fundamentais para alinhar nossas lutas locais com o movimento nacional. Estamos atentos e vamos sempre dialogar com as pautas que fortalecem a justiça, inclusive a justiça social”, complementou Vladnei Gonzaga.
Com esta participação ampla, o SINTAJ-PB reafirma seu papel ativo na construção de políticas sindicais nacionais, sempre com foco na valorização dos servidores do judiciário paraibano.