Sancionada a lei que garante o aumento remuneratório para servidores do judiciário
18 de fevereiro de 2022Presidente do SINTAJ participa de reunião de servidores do judiciário de São Paulo
23 de fevereiro de 2022O Sindicato dos Técnicos e Analistas do Poder Judiciário da Paraíba – (SINTAJ-PB), vem a público externar seu apoio irrestrito aos trabalhadores rodoviários do Estado do Maranhão, após tornar-se pública a informação de que membros de sua entidade representativa, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Maranhão (Sttrema), tiveram prisão decretada. A decisão arbitrária acontece em meio a uma greve da categoria, que luta pela defesa dos seus direitos.
Não é possível enxergar com tranquilidade a decisão da desembargadora Solange Cristina Passos de Castro, do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), pois tal medida afronta diretamente as garantias legais de luta da classe trabalhadora. As reivindicações da categoria não foram atendidas, não houve negociação e a Justiça que deveria proteger os trabalhadores, ameaça seus direitos constitucionais.
A categoria, representada pelo Sttrema, pede um reajuste salarial de 15%, não sendo ouvida pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (SET). Além do reajuste nos salários, é reivindicado reajuste no auxílio-alimentação, inclusão de um dependente no plano de saúde, regularização dos salários atrasados e que sejam assegurados os empregos dos cobradores de ônibus.
A atual conjuntura nacional nos aponta que é preciso manter a sociedade alerta quanto aos riscos que uma decisão como esta representa. A perseguição aos sindicatos no Brasil tem se tornado uma ferramenta estruturada na tentativa de enfraquecer a classe trabalhadora, causando um grande abalo na condução democrática e justa das relações de trabalho no país.
A direção do SINTAJ-PB continuará acompanhando com preocupação a situação enfrentada no Maranhão, reafirmando seu compromisso de lutar sempre pela garantia legítima do direito à luta dos trabalhadores e suas entidades representativas.
Direção do SINTAJ-PB